Muitos fatores são levados em conta na hora de atribuir valor a uma arte. Isso porque cada obra é exclusiva e são analisados pontos onde podem aumentar ou reduzir seu valor comercial. As obras de arte, na maioria das vezes, são comercializadas em leilões.Os arrematantes geralmente preferem manter o seu anonimato. No caso de obras contemporâneas expostas em galerias, o seu valor de venda é determinado pelo responsável por elas em cada instituição.
Confira o conteúdo completo e saiba quais são as 10 obras de artes mais caras de toda a história.
Leia.
Os principais fatores que influenciam no valor de uma obra de arte são:
- Artista: Esse é o principal fator que vai determinar o valor da obra.
- Assinatura: A ausência dela pode tornar uma obra autêntica em “atribuída a”, e acaba perdendo o seu valor.
- Técnica: Obras feitas com óleo sobre tela ou madeira e acrílico sobre tela ou madeira são bem mais valorizadas do que outras técnicas.
- Tamanho: A regra é basicamente essa: ” Quanto maior, mais cara’’, porém existem algumas exceções.
Outras questões como fase do artista, tema, estado de conservação, histórico, origem da compra, participação em exposições, cenário econômico e câmbio também influenciam na avaliação de uma obra.
Agora que você como é composta a avaliação de uma obra, confira as 5 obras de arte mais caras de toda a história:
1- Salvator Mundi (1940), Leonardo da Vinci
Essa pintura representa Jesus Cristo. Ela foi vendida no fim de 2017 por 450 milhões de dólares e foi recebida pelo museu do Louvre de Abu Dhabi. No entanto não houve confirmação de que a instituição foi a responsável pela compra.
2- Mulheres de Argel (1955), Pablo Picasso
Obra do pintor espanhol Pablo Picasso, representa um harém, e foi arrematada por 179,3 milhões de dólares em 2015, durante um leilão em Nova York. “Mulheres de Argel” foi pintada pelo artista no inverno de 1955.
3- Nu deitado (1917), Amedeo Modigliani
A obra foi arrematada por 170,4 milhões de dólares e representa uma mulher nua, com uma postura desinibida, deitada sobre um sofá. Trata-se de um dos últimos trabalhos da curta carreira de Modigliani.
4- Três Estudos de Lucian Freud (1969), Francis Bacon
O lance inicial estipulado foi de 80 milhões, mas foi ultrapassado com facilidade. A obra foi vendida por 142,4 milhões de dólares para o galerista William Acquavella, porém, acredita-se que ele trabalhe para um cliente que permaneceu em sigilo.
5- O Grito (1893), de Edvard Munch
Para a compra da obra de arte, sete candidatos disputaram durante 12 minutos. O lance mais alto, oferecido por um comprador, cuja identidade não é conhecida, foi de 119,9 milhões de dólares. A pintura é uma das mais famosas do mundo e representa uma figura andrógina em profundo desespero.
Conheça a Expedição Galeria
A Expedição Galeria é o lugar que veio para abrigar a riqueza dos nossos artistas e a beleza de suas obras. Contribuímos significativamente para o desenvolvimento artístico, as aspirações e expectativas sobre o futuro e desejos dos autores. Tornamos acessível toda essa riqueza e beleza em nossa galeria.
Chegou a hora de adquirir a sua obra de arte! Faça sua compra em um ambiente seguro e parcele em até 6 vezes pelo nosso site.
Tenha na sua casa uma amostra da arte popular brasileira, fale com a gente!