Conheça Paulo de Souza, conhecido como Paulo do Bode

Fonte: Portal do Artesanato/ Reprodução

 

Paulo de Souza Lima, conhecido como Mestre Paulo do Bode, sempre focou na natureza em suas criações ao longo de sua vida. Ele é um artista de 71 anos que reside em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e dedicou 58 anos de sua vida à produção de animais, especialmente bodes. 

Seus bancos de madeira com formato de animais, particularmente bodes, são seus produtos mais populares hoje em dia. O mestre, que nunca teve um professor na área artesanal, acredita que seu talento é um dom dado por Deus. Ele afirma: “Cada artista tem sua própria habilidade única; as mãos de um artista não podem replicar exatamente o que outro faz, cada um tem sua própria perspectiva”.

 

Início da carreira de Paulo do Bode

No início de sua carreira, as primeiras criações de Paulo do Bode eram colheres de pau e gamelas, que ele conseguia fazer com ferramentas simples. Conforme adquiriu mais materiais, expandiu sua produção para itens maiores, como casas de taipas e casas de farinha.

Quando ele se concentrou mais na criação de animais, notou que muitos outros artesãos também compartilhavam esse interesse. Foi aí que teve a ideia de criar um bode com chifres, o que se tornou um grande sucesso e ainda é procurado hoje em dia. Suas esculturas de tamanduás também atraem a atenção do público.

As criações do mestre se tornaram tão populares que ele agora tem clientes em todo o país, além de Pernambuco, incluindo lojistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e diversos outros lugares.

Apesar de sua idade, Paulo afirma que, quando chegar o momento em que não conseguir mais produzir peças grandes, continuará trabalhando em criações menores, pois não pretende deixar de fazer o que tanto ama. Ele acredita que é importante manter a mente ativa e criativa.

Há três anos, Paulo foi reconhecido como mestre artesão pela Fenearte e desde então faz parte da Alameda dos Mestres da maior feira de artesanato da América Latina, realizada anualmente no mês de julho no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, desde o ano 2000.

Conheça as obras de Paulo do Bode

 

Conheça a arte genuinamente brasileira com a Expedição Galeria!

A Expedição Galeria é o lugar que veio para abrigar a riqueza dos nossos artistas e a beleza de suas obras. Contribuímos significativamente para o desenvolvimento artístico, as aspirações e expectativas sobre o futuro e desejos desses autores. Tornamos acessível toda essa riqueza e beleza em nossa galeria. 

Chegou a hora de adquirir a sua arte! Faça suas compras em um ambiente seguro e parcele em até 6 vezes pelo nosso site.

Tenha na sua casa uma amostra da arte popular brasileira.