Paulo de Souza Lima, popularmente conhecido como Mestre Paulo do Bode é um artesão brasileiro que vive em Petrolina, no sertão de Pernambuco, confeccionando bancos de madeira em formato de animais como cavalos, tamanduás e bodes.
Os famosos bancos de madeira em formato de bichos são hoje o carro chefe do artista, no entanto, as primeiras criações de Paulo do Bode foram colheres de pau e gamelas de madeira.
Mestre Paulo do Bode confeccionando peças na madeira. Imagem: Reprodução/Artesanato de Pernambuco
Conheça o Artista
Ainda criança, Paulo de Souza Lima começou a criar peças artísticas com ferramentas improvisadas. Fazia gamelas, pilões e colheres de pau. Conforme foi crescendo e se aperfeiçoando, conseguiu comprar ferramentas melhores e passou a fazer coisas maiores, como casas de taipa e casas de farinha.
Hoje em dia, aos 71 anos, continua dedicado às suas criações e leva o apelido de Mestre Paulo do Bode por já ter esculpido tantas vezes o animal em seus banquinhos. Os tamanduás feitos por Paulo também chamam a atenção do público.
Os famosos Bancos de Madeira
Quando passou a se dedicar com mais afinco à confecção de animais, encontrou sua vocação em bancos de madeira que tomavam a forma de bichos: fez girafas, tatus, tamanduás, zebras, leões e diversos outros animais esculpidos na madeira que ele mesmo buscava na mata.
Paulo do Bode conta que quando está na mata procurando madeira, assim que bate o olho, consegue visualizar a peça pronta.
As criações do mestre fazem tanto sucesso que ele foi reconhecido como Mestre Artesão pela Fenearte há 2 anos e atualmente, conta com consumidores de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, além, claro, de Pernambuco.
Confira mais do trabalho de Mestre Paulo do Bode no site da Galeria Expedição!