A Arte em Papel Machê de Cláudia Pontual

A Arte em Papel Machê de Cláudia Pontual

Formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a artista plástica pernambucana Cláudia Maria Pontual, se dedica a confeccionar diferentes esculturas com papel machê. As peças são feitas artesanalmente, transmitindo delicadeza e encantando pela riqueza de detalhes.

A artista, Cláudia Pontual, expondo seu trabalho na Fenearte, feira de artesanato que acontece em Pernambuco. Imagem: Reprodução/Instagram

 

A paixão da artista

Formada em design pela UFPE (1981) e pós graduada em Arquitetura de Interiores, apaixonou-se, em 2005, pela técnica de esculturas em papel machê, à qual se dedica até hoje.

 

O seu trabalho é completamente voltado para a preocupação com o meio ambiente, respeitando a natureza com o reaproveitamento de materiais. As peças são autorais e a artista faz o uso de duas técnicas: a primeira é feita com  Papel Machê e  Papietagem; e a segunda, com  Papel Maché agregado ao pigmento natural (barro), o que permite a produção de peças puras e simples.

 

Ambas as formas de produção são sustentáveis e todo o processo é essencialmente artesanal, o que confere a cada produto, características únicas, dando maior personalidade a qualquer ambiente.

Esculturas de Cláudia Pontual à venda pela Expedição Galeria. Imagens: Reprodução/Expedição Galeria

 

O papel machê como matéria prima

O papel machê é uma forma de artesanato que nasceu na China. A técnica viajou continentes até encontrar Veneza, sendo o material das famosas máscaras de Carnaval. Ele pode ser usado para fazer esculturas, brinquedos e objetos decorativos.

 

O papel machê é uma técnica artesanal que nasceu na China, envolvendo uma moldagem de papel picado e colado em uma estrutura, geralmente de arame ou papelão. A técnica viajou continentes até encontrar Veneza, sendo o material das famosas máscaras de Carnaval, além de ser usado há séculos em diferentes culturas na criação de esculturas, objetos decorativos, brinquedos, máscaras e estatuetas para teatro e dança.

 

Em Pernambuco, essa técnica é particularmente valorizada, e muitos artistas locais usam para criar obras que celebram a cultura popular e as tradições da região.

Suporte para vaso com passarinhos de papel machê produzido por Cláudia Pontual. Imagem: Reprodução/Expedição Galeria

 

Cláudia Pontual confecciona artesanalmente com papel machê diversos tipos de esculturas, mas possui um maior destaque com suas bonecas coloridas. Cada uma de suas peças traz singeleza, delicadeza e originalidade aos ambientes que agregam e expressam muito bem a cultura popular brasileira, com toda a sua riqueza e história.

 

São artigos decorativos de muita personalidade e bom gosto, que você pode encontrar no site da Galeria Expedição!

 

Conheça a arte genuinamente brasileira com a Expedição Galeria!

A Expedição Galeria é o lugar que veio para abrigar a riqueza dos nossos artistas e a beleza de suas obras. Contribuímos significativamente para o desenvolvimento artístico, as aspirações e expectativas sobre o futuro e desejos desses autores. Tornamos acessível toda essa riqueza e beleza em nossa galeria. 

Chegou a hora de adquirir a sua arte! Faça suas compras em um ambiente seguro e parcele em até 6 vezes pelo nosso site.

Tenha na sua casa uma amostra da arte popular brasileira.

 

Leia também: As Esculturas de Adriana de Capela