Nascido no município alagoano de Capela, zona da mata alagoana, João Carlos da Silva, o João das Alagoas, é um mestre da cerâmica responsável por recriar o boi do bumba-meu-boi. Essa peça é bastante comum na arte figurativa popular brasileira. Saiba mais sobre esse artista.
Leia.
O artista que recriou o bumba-meu-boi
João das Alagoas é reconhecido como um dos maiores escultores do país, dono de uma técnica muito própria. Bumba Meu Boi é uma tradição popular brasileira, especialmente presente em estados como Maranhão, Piauí e Bahia. É uma festa folclórica que conta a história de um boi que é morto e ressuscita, geralmente através de danças e músicas.
Com as mãos, João cria do barro grandes bois com seus mantos esculpidos em baixo e alto relevo, representando histórias do folclore nordestino, das brincadeiras de rua, dos casamentos, dos batizados, e das histórias do povo e suas tradições.
História de vida
Desde a década de 80, João das Alagoas já pintava quadros. Um certo dia, em 1987, foi convidado para a primeira exposição, organizada por Zé Cordeiro, grande pintor de arte popular. A partir daí, Zé o batizou “João das Alagoas”. O artista não lembra como foi a transição da pintura para a cerâmica, mas as encomendas começaram a crescer, logo quando ele ficou desempregado e então passou a viver da sua arte.
Entre os principais feitos do artista estão:
- Recebeu vários prêmios de melhor artesão em alguns Estados;
- Recebeu uma menção honrosa, em Córdoba, Argentina e muitas de suas obras integram importantes coleções de arte popular que estão expostas em galerias do Recife, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Porto Alegre e do Rio de Janeiro.
- Tem peças expostas também no exterior, como o Museu de Cerâmica do México;
- Em 2011 foi declarado Patrimônio Vivo Cultural de Alagoas.
Segundo João das Alagoas, a arte chegou quando ele mais precisava:
“Quando comecei esse trabalho, eu não entendia nada do barro. E fui sobrevivendo dele porque ele foi me levando. Ele quis se separar de mim, mas fomos seguindo a vida. Ele foi me ensinando”, disse ele.
Em sua cidade natal, Capela-AL, o artista possui um ateliê, onde, além de produzir suas peças, dá aulas voluntariamente para interessados em aprender a arte da cerâmica.
Confira também: Quem é Bento de Sumé?
Conheça a arte genuinamente brasileira com a Expedição Galeria!
A Expedição Galeria é o lugar que veio para abrigar a riqueza dos nossos artistas e a beleza de suas obras. Contribuímos significativamente para o desenvolvimento artístico, as aspirações e expectativas sobre o futuro e desejos desses autores. Tornamos acessível toda essa riqueza e beleza em nossa galeria.
Chegou a hora de adquirir a sua arte! Faça suas compras em um ambiente seguro e parcele em até 6 vezes pelo nosso site.