As Esculturas de Adriana de Capela

Adriana Maria da Silva Siqueira, popularmente conhecida como Adriana de Capela, começou sua trajetória na arte ajudando as irmãs, Tita e Sil, que já eram conhecidas pelo trabalho com artesanato no município de Capela.

Foi de uma jaqueira, símbolo da região de Capela, no Alagoas, que Adriana de Capela encontrou inspiração para começar a trabalhar com artesanato. Imagem: Reprodução/Muma.

 

O Nascimento da Artista

Adriana de Capela trabalhava como doméstica, até engravidar e perder o emprego. Depois que o filho nasceu, contou com o seguro desemprego para se sustentar, mas passou a buscar por novas alternativas de trabalho. 

Foi a partir da necessidade de ajudar as irmãs com grandes encomendas, que Adriana se descobriu como artista e passou a se dedicar na produção de esculturas feitas de barro e cerâmica. Hoje em dia, as irmãs Adriana e Sil trabalham juntas e são duas das ceramistas mais importantes do país.

O que a Artista Cria

Adriana é amplamente conhecida por suas graciosas jacas esculpidas em cerâmica e barro, todas modeladas à mão. Símbolo da região de Capela, no Alagoas, foram as jaqueiras que despertaram em Adriana sua vocação como artesã.

Adriana começou com jacas pequenas, mas foi a partir do incentivo da irmã que começou a esculpir jacas maiores que variam de 50cm a 60cm. Desde então, consolidou a sua arte e criou sua própria marca.

 

Jaca esculpida por Adriana de Capela. Imagem: Reprodução/Mão Brasileira

O Processo de Criação

A primeira coisa a ser feita é a modelação do barro, que deve ficar arredondado e oco por dentro. Em seguida, Adriana deixa as peças descansarem por 24 horas, até que a água contida na argila evapore completamente. Só depois disso, os “talos” e a “casca” são esculpidos manualmente, até a peça ir ganhando um aspecto realista e natural. Quando as peças são finalmente finalizadas, ficam secando por mais três dias e só depois, são levadas ao forno para a queima.

O Ateliê

É na Oficina do Mestre João das Alagoas, outro grande nome da arte popular brasileira, que os artesãos de Capela se reúnem para trabalhar. Adriana passou a frequentar o local para ajudar a irmã Sil em pequenas tarefas e começou a se envolver cada vez mais com a produção das jacas.

Hoje, Adriana de Capela já acumula 9 anos de trabalho artesanal e inúmeras jacas esculpidas que ganharam todo o país.

Jacas esculpidas por Adriana de Capela. Imagem: Expedição galeria

 

Você pode conhecer mais do trabalho de Adriana de Capela e adquirir suas graciosas jacas aqui no site da Galeria Expedição!

Conheça a arte genuinamente brasileira com a Expedição Galeria!

 

A Expedição Galeria é o lugar que veio para abrigar a riqueza dos nossos artistas e a beleza de suas obras. Contribuímos significativamente para o desenvolvimento artístico, as aspirações e expectativas sobre o futuro e desejos desses autores. Tornamos acessível toda essa riqueza e beleza em nossa galeria.

Chegou a hora de adquirir a sua arte! Faça suas compras em um ambiente seguro e parcele em até 6 vezes pelo nosso site.

Tenha na sua casa uma amostra da arte popular brasileira.

 

Leia também: Quem é Bento de Sumé?